Ao cobrar dívidas de clientes que deixam de pagar, prejudicando as receitas da empresa, é necessário um pouco de cuidado e fazer as cobranças de forma inteligente.
A forma de lidar com esses clientes requer atenção, mesmo que a situação afete o planejamento financeiro da empresa, pois não pode adotar medidas que ultrapassem a legalidade dessas cobranças.
Abaixo, elencamos alguns erros que devem ser evitados na hora de cobrar uma dívida e que de forma eficiente lhe ajudará a recuperar o valor devido e reforçar o vínculo com o seu cliente.
1. Ameaças
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, no artigo 42, a cobrança de clientes não pode expor ao ridículo nem submeter o consumidor a qualquer ameaça ou constrangimento.
Esse é um dos erros que podem trazer prejuízos para a empresa e implicar em consequências jurídicas graves, como imposição de multas ou, ainda, detenção de três meses a um ano do responsável pela ação, conforme dispõe o artigo 71 do Código de Defesa do Consumidor.
2. Constrangimentos
Além da ameaça, o constrangimento é outro ato que pode trazer penalizações legais para a empresa. Dessa forma, a orientação é evitar qualquer ameaça ou constrangimento que leve o consumidor a se sentir coagido.
3. Infringir os direitos do consumidor
O Código de Defesa do Consumidor traz todas as informações sobre os direitos do consumidor, inclusive em situações de inadimplência.
Além do constrangimento e da ameaça, outras ações que podem caracterizar discordância com a legislação vigente são: torturas psicológicas, linguagem inadequada, fingir ser advogado ou autoridade para coagir o consumidor, inventar taxas, juros e multas inexistentes para o devedor.
A empresa deve ter política baseada em postura ética e respeitosa nos seus processos de cobrança de clientes inadimplentes, evitando problemas legais, garantindo a integridade tanto dos seus clientes como do próprio negócio.
A empresa deve ter política baseada em postura ética e respeitosa nos seus processos de cobrança de clientes inadimplentes, evitando problemas legais, garantindo a integridade tanto dos seus clientes como do próprio negócio.
4. Não ter gestão de cobranças
Outro erro que interfere diretamente na cobrança é justamente não ter uma estratégia de gestão das cobranças.
Só é possível recuperar os créditos da empresa por meio de uma gestão de cobrança estruturada, possibilitando tornar esse processo mais efetivo e adequado às particularidades do seu negócio.
5. Não automatizar os processos
Se tratando de gestão de cobranças, é preciso de soluções otimizadas, associando a tecnologia aos processos financeiros, o que contribui significativamente para a melhoria do desempenho do seu negócio da empresa.
A automação dos processos é uma técnica de gestão com o objetivo de aprimorar o controle e o andamento do fluxo de trabalho, substituindo as atividades manuais por automatizadas.
6. Desconhecer as informações do cliente
Para uma efetiva cobrança é necessário o contato com o devedor, estar em dia com os seus dados e o valor devido atualizado para as propostas que poderá apresentar ao cliente inadimplente.
7. Equipe não capacitada
Lidar com clientes inadimplentes requer vários cuidados, como profissionais qualificados e aptos para negociação direta com o cliente, com a utilização de técnicas de acordos e pagamentos para o sucesso da recuperação do crédito.
São vários cuidados que devem ser levados em conta na hora da cobrança e para evitar esses erros, que levam as empresas a muitas perdas financeiras.
Recomenda-se sempre a parceria com um escritório especializado em recuperação de créditos, que tem o caminho mais curto para recuperar valores, possibilitando um ótimo fluxo de caixa e por último a judicialização da cobrança de dívidas.
O escritório Schultz Vieira Assessoria Jurídica possui vasta experiência em ações de cobranças e execuções de títulos extrajudiciais, e o contato pode ser feito através do formulário no site ou pelo WhatsApp (19) 99926-1979.